segunda-feira, 6 de abril de 2015

Retiro reúne 16 mil pessoas na Semana Santa


IMG_5285 (2)
Programação seguiu de quinta-feira a domingo, 2 a 5 de abril, com pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão. O tema do retiro neste ano foi “Deus Rico em Misericórdia”
Pregação da missionária Goretti Menezes no Sábado de Aleluia
O tradicional Retiro de Semana Santa promovido pela Comunidade Católica Shalom reuniu 16 mil pessoas no Ginásio Paulo Sarasate durante os quatro dias de realização. Durante o evento, cerca de 200 pessoas se reconciliaram com Deus por meio do sacramento da reconciliação.
De acordo com a organização do evento, compareceram cerca de 3 mil pessoas no primeiro dia, 4 mil na sexta, 4 mil no sábado e quase 5 mil no domingo. O retiro foi realizado em sintonia com os atos litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza. O tema neste ano foi “Deus Rico em Misericórdia”.
IMG_5037
Encenação da Via Sacra durante o Retiro de Semana Santa em Fortaleza
O retiro acontece anualmente com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência pessoal com a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, centro da fé cristã. A programação é composta por pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão. “O evento cumpriu o objetivo de proporcionar que as pessoas vivam uma experiência com Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz”, destacou o sacerdote da Comunidade Shalom, padre Sílvio Scopel, um dos organizadores do evento.
Na quinta-feira (2), além de oração e adoração, a programação contou com a pregação “Eucaristia: Sacramento da Comunhão” do sacerdote da Comunidade Shalom, padre Sílvio Scopel. Mencionando o Papa Francisco, pe. Silvio ressaltou que não podemos ser indiferentes a nossos irmãos que passam por necessidades, já que estamos unidos pelo corpo de Cristo. “A Eucaristia que comungamos é o Cristo que serve e que derruba os muros da indiferença”.
IMG_4559 (2)
Fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, reza diante do “paneau” da Virgem Maria
Na sexta-feira (3), a Via Sacra oracional levou os participantes a viverem o mistério da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cerca de 30 artistas entre atores e dançarinos estiveram presentes. O tema da pregação na sexta-feira foi “Ele não é indiferente a nós.” A co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, ressaltou que Cristo escolhe nos amar como somos e se dá a nós em sua própria carne para nos salvar. “Ele não é indiferente a nossas dores e sofrimentos que, unidos a sua Cruz, passam a ter sentido de salvação redentora.”
No sábado (4),  a missionária da Comunidade Shalom, Goretti Menezes, trouxe a nós o tema “Onde está o teu irmão”. Ela relembrou a mensagem do Papa Francisco para a quaresma. “Nesse dia da descida de Cristo à mansão dos mortos, também somos convidados a descer pela oração para auxiliarmos os nossos irmãos”, destacou. Ela nos levou a meditarmos e contemplamos a descida do Senhor à mansão dos mortos por amor. A programação também contou com uma celebração da descida de Jesus à mansão dos mortos presidida pelo padre Antonio Furtado.
O Domingo da Ressurreição (5) trouxe o tema “Tudo o que recebemos é para eles – Igreja de portas abertas”. Durante a pregação, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, explicou que todos os que tiveram uma experiência com o amor de Deus e com seu consolo também precisa estar disposto a consolar as outras pessoas. “É preciso voltar sempre para essa experiência com Jesus”, disse.

Assessoria de Imprensa da Comunidade Shalom

0 comentários:

Postar um comentário